Idioma

+18

Alguns posts desse Blog podem ser recomendado para maiores de 18 anos devido ao conteúdo explicito;

29 de mar de 2012

Trilogia Zé do Caixao (Encarnaçao do Demonio ultima parte)

 Trilogia de Ze do Caixao  Relembrando artes do passado episodio 40. (Lembrando de que nem tudo se trata de fato, algumas coisas se tratam de minha opinião então não fiquem ofendidos caso nao concordem comigo.




 Este sera o primeiro post sobre trilogias, o cinema esta repleto delas, quase sempre o terceiro filme se torna inferior aos filmes anteriores, mas nao desta vez, e tambem gostaria de ressaltar que seria o primeiro post sobre um filme brasileiro, nunca fui muito fã de produçoes brasileiras mas existem algumas que são excessões que dão até certo orgulho de saber que pertecem ao nosso pais. Eu irei contar essa trilogia de trás pra frente mas falarei dos filmes anteriores brevemente para dar uma recaptulada. Zé do Caixão com certeza todos conhecem mas poucos sabem sobre ele, todos sabem que se trata de um cara barbudo com capa preta, cartola e unhas enormes, mas muitos não sabiam da seriedade de seu personagem pois Mojica Marins (O Criador e interprete do personagem) Teve que participar de programas de humor, e outras bizzarrices em época de vacas magras, tambem dirigiu filmes pornôs bizarros e como Zé do Caixão e um filme muito antigo, pouco se sabia dele principalmente a geração de hoje.


 Tudo começou em 1964 com o filme A Meia-Noite levarei sua alma, primeiro filme de zé do caixao que falava sobre o sadico e incredubulo coveiro Josefel Zatanas mais conhecido como zé do caixao, que era temido e odiado por todos os moradores da regiao, e tinha uma obcessão de gerar seu filho perfeito, matando sua própria esposa ao saber que ela era esteril, (A mulher que nao pode gerar não merece cuidados) dizia ele. Ao achar a mulher de seu amigo a mulher ideal para lhe da o filho perfeito a estupra e era jura vingança dizendo que vai se matar e ira voltar para buscar sua alma.
 Quando o filme saiu a censura quis cair de pau em Mojica, ele foi taxado ate como louco, a critica se dividiu, coisas como comer carne na sexta-feira santa, ou jogar aranhas de verdade numa mulher podem não soar tao escandalizadoras assim hoje em dia mas nos anos 60 isso era um ultraje, devido essas polêmicas o filme fez um notável sucesso sem falar que se tratava de uma produçao barata com filmagens improvisadas.




 Todos queriam uma continuaçao, entao em 1967 saiu Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver,Zé havia sobrevido ao ataque espiritual sofrido no filme anterior, e com ajuda de seu assistente corcunda bruno ele raptou garotas em busca de achar a mulher ideal para dar seu filho, para testar a coragem delas ele as submetiam aos piores tipos de torturas possíveis, uma delas não teve medo. Seria essa a mulher ideal para carregar o filho do coveiro no ventre? Nem tudo sai como Zé imagina e apos até sonhar que ia pro inferno ele foi linchado pela população, encurralado num lago cheio de esqueletos possivelmente de suas vitimas, o padre pedia que ele se arrependesse e declarasse que acreditava em deus para assim poder encaminhar sua alma para o céu, (Na versao original Zé morre (Morre supostamente) dizendo, não eu não acredito!) mas a censura que caiu mais uma vez de pau nesse filme impos que ele falasse (Sim, A Cruz) coisa que deixou Mojica indignado, mas ou ele prostitua seu personagem ou corria o risco de seu filme não ser lançado e nao poderia recuperar o dinheiro investido na produçao. O Filme com certeza foi um sucesso também.



Mais de 40 anos depois saia a conclusão da trilogia: Encarnação do Demônio que saiu em 2008. A Pergunta que não queria calar é se Zé do Caixão não estaria ultrapassado? Como eu disse comer carne na sexta-feira santa hoje em dia não assusta mais ninguém, como o publico reagiria em ver Zé do Caixão agora? 
    Encarnação do Demônio demorou tanto para sair com certeza por razões financeiras mas isso foi até bom pois a ideia apresentada no filme não seria coerente se não fosse muitos anos mais tarde.
 O Filme fala sobre o que aconteceu no final de Esta Noite Encarnarei no teu cadáver, supostamente Zé havia morrido só que na verdade ele tinha sido preso numa cela pra doentes mentais por 40 anos. Como a lei brasileira não permite ficar mas que 30 anos preso Zé do Caixão é solto nas ruas mesmo com a contrariedade dos policiais que tem certeza que haverá mais vitimas. Bruno mais uma vez o ajudando, desta vez Zé esta meio desorientado, acostumado com o clima rural de onde vivia nos tempos de jovem agora na grande metrópole de são paulo com prostitutas, travestis, crianças usando drogas pelas ruas, tudo soa muito esquisito ainda mais um velho de barba cartola e unhas enormes (Próteses não reais como antigamente), mesmo envelhido Zé continua com a meta que o levou preso: Gerar o filho perfeito, e para achar mulher a altura enfrenta todas as leis físicas e crendices populares. 
 Roteiro: Já falei boas partes do roteiro acima, então não há muito o que dizer, aqui só que com certeza Zé se vingou da censura que massacrava seus filmes antigamente, O filme é repleto de cenas chocantes e violentas, como um cara sendo suspendido por ganchos, mulher com a boca sendo costurada, uma nádega cortada e sendo comida pela própria dona, uma mulher que teve a cabeça enfiada num tonel cheio de Baratas vivas, e não pense que a camera da uma desviada que nem na maioria dos filmes de terror para dar uma aliviada ao publico, tudo é mostado claramente e em close, Mojica Marins da uma verdadeira aula de como fazer filmes de terror colocando varios filmes de terror famosos no chinelo.
   Eu ja havia mencionado que o final de Esta noite encarnarei no teu cadaver teve que ser alterado devido a censura, pois agora mais de 40 anos depois finalmente saiu a resposta daquela idiotisse que fora exigida pela ditadura: O que aconteceu exatamente no dia que tentaram linchar zé, a cena é mostrada em preto e branco (Ao contrario de como esta na foto) e é identica a cena final do filme, as roupas as vestes e o ator sosia de Mojica, tudo sai perfeito.
Roteiro: 10,0

Visual: O Visual não poderia ser melhor, os cenários urbanos criam constrate com os cenários rurais dos filmes anteriores, o "Reinado do Zé" que havia sido preparado por Bruno enquanto Zé ainda estava preso, fica num porão na favela com direito a um trono, um caixão, os instrumentos de tortura, sem falar na roupa do zé os uniformes de policia e muito mais, e muito mais.
Visual:10,0

Atuações: Mojica Marins nunca foi um ator muito bom, o seu ponto forte é a expressão corporal, tanto que em todos os seus filmes anteriores ele era dublado e o resultado soava de maneira super convencivel, agora que é sua voz real, percebemos que soa de forma teatral e anti-realista mas isso deixa as coisas mais bem-humoradas e até que soa bem para o Zé do Caixão, Jece Valadão interpreta muito bem o Coronel Claudiomiro pontes (Alias em seu ultimo papel no cinema antes de morrer) Adriano Stuart também se sai bem como o Captão osvaldo pontes, e Milhem Cortaz se sai bem como padre Eugenio mas sua atuação soa exagerada alias como todas as suas atuações. Sem contar com o ator estrangeiro Raymond Castile que interpretou Zé do Caixão jovem no flasback, alis o cara é identico a Mojica quando jovem, vamos falar agora das mulheres.
Débora Muniz,Cristina Aché e claro Rui Rezende como Bruno que na minha opinião é uma das melhores atuações do filme. E Claro Jose Celso Martinez Correa, que faz o tal Mistificador quando Zé vai para o purgatório. Daria 7,5 em nome de todos.
Atuações:7,5



  A musica com certeza é outro dos pontos fortes do filme, alias muitos dos climas de musica do filme lembram filmes de terror americanos, muito bom mesmo.
 Musica:10,0


Média geral 10,0: Um Filme que com certeza da uma aula em todos os filmes de terror, um filme sem medo de chocar, sem medo de mostrar coisas como uma enorme Ratazana sendo enfiada na vagina de uma mulher, ou um penis sendo arrancado a dentadas, ou uma boca sendo costurada, muito bom mesmo uma obra prima, sem medo de mostrar nudez feminina algo bem macho mesmo. Se for forte pscológicamente assista vale muito a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Detonado Completo do Manhunt

Detonado Completo do Manhunt
Detonado completo do Manhun (Para ver os primeiros clique em postagens antigas)

Edvander Santos

Edvander Santos
Aqui alguns videos meus tocando guita