Idioma

+18

Alguns posts desse Blog podem ser recomendado para maiores de 18 anos devido ao conteúdo explicito;

8 de mar de 2012

O Iluminado Stanley Kubrick (1980)

   O Iluminado Stanley Kubrick (Relembrando artes do Passado por:Edvander Santos Episódio:36) Lembrando que nem tudo é fato algumas coisas se tratam de minha opinião, então não fiquem ofendidos caso não concordem comigo. 



 Bom eu ja tinha falado sobre o livro de Stephen King (O Iluminado) Se vocês leram o artigo podem muito bem lembrar que disse que o livro teve duas adaptações para o cinema, então vamos falar da primeira, que mesmo ganhando a framboesa de ouro de pior diretor para Stanley Kubrick e se não me engano de pior atriz para Shelley Duvall, o filme é considerado um dos mais assustadores se tornou classico, e é um dos grandes motivos de orgulho na carreira de Kubrick assim como Laranja mecanica, e uma odisséia no espaço. Sem contar que foi um dos responsaveis por decolar a carreira de Jack Nicholson que ja tinha feito bons filmes mas esse foi o que o tornou um ator popular.



 O Filme fala sobre o mesmo tema do livro, um homem chamado Jack Torrance consegue emprego para tomar de conta de um hotel, e leva sua esposa e filho. O Filho tem um dom paranormal de sentir os fantasmas que ainda habitam o local, enquanto Jack aos poucos vai enlouquecendo pelo isolamento que o hotel o proporciona da sociedade, e aos poucos vai se tornando muito perigoso para familia.



 O Roteiro não la dos mais fieis ao livro, e é meio resumido, por exemplo, há coisas nesse filme que se você não tiver lido o livro ou assistido a refilmagem, você não entenderia, por exemplo quando Jack diz que daria até a alma por um copo de cerveja (Referencia ao seu alcoolismo coisa que o filme não cita, ou quando nesse mesmo lugar Jack coloca algo na boca e começa a mastigar, que é uma referencia aos comprimidos para dor de cabeça que tomava) no livro  tem uns arbustos (Topiaria) mas como Stanley não poderia bancar a proposta que a tal topiaria viva do livro falava, ele substitui pelo Labirinto onde há a famosa cena final do filme. Há coisas que se tiver no livro não me lembro mas é quase certeza que não, mas funcionam muito bem, como quando Wendy (Shelley Duvall) vai ler os papeis que Jack havia escrito ha tanto tempo que dizia: Muito trabalho pouca diversão fazem de Jack um bobão" entre outras coisas.
Roteiro: 9,5 



 O Visual do filme é muito legal em particular o hotel que era de verdade, um fato curioso é que no livro e no segundo filme fala que o quarto problemático era o "217", coisa que os donos do hotel não aceitaram ao ficar com medo de que nunca mais alugassem o tal quarto então o diretor alterou para "237" um quarto inexistente no hotel. Sem falar do rio de sangue, ou de outros sustos que o filme nos proporciona. 
Visual:10,0



 As atuações são muito boas, Jack Nicholson se sai muito bem como Jack Torrance, com suas caras demoniacas e sua natural cara de pscopata, o ator mirim na época Danny Lloyd se sai perfeito no papel de Danny torrance o garotinho inocente que se assusta com visões horroras, ja Shelley Duvall foi criticada negativamente, tendo até uma cena que o diretor precisou refazer mais de 120 vezes para que ficasse do jeito que ele queria. O Restante do elenco se sai bem Scatman Crothers se sai ótimo como o Cozinheiro Dick Halloram (Cozinheiro que possui o mesmo dom que Danny e logo reconhece o dom que tal tem) pena que nesse filme seu personagem não tenha tanta importancia quanto no livro ou o 2º filme.
Atuações: 9,5


 A Trilha sonora consegue ser mais assustadora do que o filme em si, com temas orquestrados que passam uma emoção que jamais o segundo filme conseguiria passar.
 Musica:10,0


Médial geral:10,0
 Um filme assustador, bem elaborado que mesmo a refilmagem sendo cosiderada uma versão mais fiel e definitiva não conseguira ter tanta emoção, quanto este filme tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Detonado Completo do Manhunt

Detonado Completo do Manhunt
Detonado completo do Manhun (Para ver os primeiros clique em postagens antigas)

Edvander Santos

Edvander Santos
Aqui alguns videos meus tocando guita