Idioma

+18

Alguns posts desse Blog podem ser recomendado para maiores de 18 anos devido ao conteúdo explicito;

2 de set de 2011

Watchmen Alan More (1986) (Satisfaria hoje em dia?) por Edvander Santos


  Relembrando artes do passado episódio 4: Por Edvander Santos
Obs: Nem tudo que vocês lerem aqui é fato algumas coisas se tratam da minha opinião, então não fiquem ofendidos caso não concordem comigo

  O que seria clichê? Clichê é quando um determinado tipo de coisa esta sendo usando tantas vezes que é possivel prever o que vai acontecer... Watchmen foge completamente desse padrão. Quando ouvimos falar em super-herois logicamente pensamos em um cara que arrisca a propria vida em bem do proximo, mas e se existisse um heroi que o fizesse por gloria e fama? E se existisse um heroi que o fizesse só para satisfazer seus desejos sadicos e violentos? Esse é o universo que Watchmen nos proporciona. Watchmen foi escrito por Alan Moore que é um genio e criou varios Hqs memoraveis que foram até adaptados para o cinema como (V de vingança) por exemplo,e saiu como uma minissérie de 12 edições entre 1986 e 1987  
Do que se trata? Bom a realidade de Watchmen é diferente da realidade fantasiosa de muitos herois, é uma realidade mais realista mais amargurada, podemos sentir as limitações dos personagens, seus defeitos e muitas outras coisas como seus impulsos sexuais seus desvios de carater seus problemas pscologócis, suas perturbações mentais, os Herois são tão vulneraveis quanto qualquer um.
 A trama gira em torno de uma realidade ficiticia onde super herois fantasiados são uma realidade na sociedade desde de 1940, nenhum deles tem super poderes e cada um tem suas próprias caracteriticas.
 O unico com super poderes é o Dr.Manhattan que foi desintegrado acidentalmente numa camara de testes nucleares, ao inves de morrer ele ganha vastos poderes, ele pode aumentar de tamanho tem força sobre-humana habilidade de se dividir em clones de se teletransportar para qualquer lugar (Qualquer mesmo inclusive para outros planetas) e em geral manipulação da matéria em nivel subatomico. Ele é considerado praticamente um semi-deus.
 Quando os Minutemen acabaram por motivo de velhice ou morte dos integrantes uma nova geração moderna de aventureiros mascarados chamada Watchmen nasceu, em volta dos anos 80 eles combatiam o crime até que depois de manifestações policiais foi criada uma lei chama Keene que exigia que todos os aventureiros mascarados se registrassem no governo. Alguns vigilintes decidiram se aposentar como o Coruja II e a Spectral, outros decidiram trabalhar para o Governo como o Comediante e o Dr Manhattan, outros decidiram agir ilegalmente como o vigilante Rorschach e outros resolveram aproveitar da situação de herói para criar uma empresa baseada em si mesmo com direito a revistas bonecos e etc... Que foi o caso do Ozymandias que é considerado um dos homens mais inteligentes do mundo.
As tramas e sub tramas não são contadas na ordem e sim de maneira em que faz o telespetctador ir juntando pedaços da história para ir contando na ordem, tudo é explicado no gibi através de flashbacks e trechos da autobigrafia de Holis Manson o Coruja I, o gibi começa quando o vigilante Comediante fora assassinado, e ao desconfiar que havia alguem "apagando" os vigilantes mascarados entra em contato com os antigos membros onde acaba rolando uma história que obriga os vigilantes a voltarem, isso pode parecer clichê porque esse tema foi imitado varias vezes mas sem duvida essa história foi pioneira nesse tipo de assunto.

Analisando o roteiro podemos perceber que é bastante adulto, e reune varios temas como guerras nucleares, politica, brigas na prisão sexualidade, é algo que foge completamente do conceito de uma criança lendo a turma da monica. 10 para roteiro sem contar do final inexperado.
Roteiro:10,0

Os desenhos são bastante convicentes, nada como os HQs roterizados por Garth Ennis mas os desenhos são bem detalhados, vou dar um 7,0
Desenhos:7,0
Nota geral: O roteiro é bastante adulto e cheio de reviravoltas, é bastante violento e eu não recomendo caso você seja muito conservador ou religoso, mas merece um 10 pois é uma história bastante inteligente.
Nota geral: 10,0


 Bonus: Watchmen o filme (2009) (Clique aqui para ver o post completo sobre o filme)

    Okay como uma espécie de bonus nessa postagem gostaria de citar Watchmen o filme, não vou fazer uma analize muito profunda pois o post não foi feito somente para ele mas vou falar um pouco sobre ele.

 Muitos amaram esse filme muitos odiaram, eu fiquei na lista dos que amaram, alias eu vi esse filme muito antes de ler o HQ.
 Existem muitas adaptações que foram consideradas nada fieis aos quadrinhos como Hulk, Constantine, The Punisher (1989) entre outras mas essa adaptação foi uma das mais fiéis que ja vi, as direnças entre os quadrinhos são muito sutis, e lógico que não ficou tão bom quanto os quadrinhos mas obviamente foi um dos que mais conseguiram chegar perto nesse termo.


 E o filme não tentou suavizar a violencia como foi feito em Mortal Kombat para atrair o publico de todas as idades, tudo é mostrado até mesmo o penis do dr Manhattan (Algo que eu não faço questão de ver), a violencia e até o erotismo é tanto que o filme conseguiu alcançar a censura de proibido para menores de 18 anos. È um filme que vale a pena assistir, o começo dele é meio cansativo mas depois tudo é melhorado.







   




 

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, traçando um paralelo entre a estória original do HQ e o filme realizado muitos anos depois. Devemos considerar que a maioria dos heróis surgidos nos universos Marvel e DC principalmente, durante as décadas de 30 e 40, traziam super-heróis refletindo a vontade interior do cidadão comum e deprimido pela grande depressão em ter mesmo esses super-poderes e poder amenizar suas frustrações perante o desemprego e a miséria. No caso de Watchmen, como bem enfatizou o Edvander, o herói tinha suas fraquezas expostas, trazendo uma visão mais realista e não utópica.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Detonado Completo do Manhunt

Detonado Completo do Manhunt
Detonado completo do Manhun (Para ver os primeiros clique em postagens antigas)

Edvander Santos

Edvander Santos
Aqui alguns videos meus tocando guita